quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dilma Rousseff dá pontapé inicial para inaugurar Arena Pernambuco


arena pernambuco evento-teste dilma rousseff eduardo campos aldo rebelo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Dois anos e meio após o início dos trabalhos na Arena Pernambuco, a bola enfim rolou no estádio. O jogo de inauguração contou com times formados por ex-funcionários da obra e a festa montada para a abertura oficial de um dos palcos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e do governador Eduardo Campos. Coube à presidente o pontapé inicial da partida.

Antes do jogo festivo começar, o governador Eduardo Campos convidou Dilma para uma tabelinha e o ministro Aldo Rebelo fez o papel de goleiro. A presidente colocou a bola no fundo da rede e depois comemorou com uma bandeira do Santa Cruz, campeão pernambucano dos últimos três anos em cima do rival Sport. Nas arquibancadas, boa parte dos convidados para o evento, ex-operários e seus familiares, vibraram com o gol de Dilma. No total, 15 mil pessoas receberam convites para a festa, mas apenas metade compareceu ao evento.
Assim que a presidente deixou o gramado, os ex-operários da Arena Pernambuco entraram em ação. Empolgados com os gritos da torcida, os “atletas” tentavam de todas as formas conseguir a honraria de fazer o primeiro gol da Arena Pernambuco. O feito foi conquistado apenas durante o segundo tempo do jogo pelo encarregado de servições gerais José Carlos Santana. Ele deu a vitória do time vermelho sobre o time azul por 1 a 0.
- Não tenho palavras para descrever isso aqui. Fiz um gol que vou guardar para história. Participei dessa obra e tenho a felicidade de colocar meu nome duas vezes no estádio. Mas nada disso teria acontecido sem o apoio de todos. Isso é uma obra de todos nós.
Quem também demonstrou muita emoção foi o carpinteiro Edmílson carvalho. Para ele, a partida desta tarde será lembrada por várias gerações.
- Vou falar para meus filhos e meus netos que participei dessa obra e dessa construção. Além do mais, estive nesse jogo incrível. Isso é inesquecível.
Desafios e melhorias

O primeiro evento teste da Arena Pernambuco deixou claro que o maior desafio da organização do local será alinhar a segurança com a agilidade. Embora tenha limitado a capacidade do estádio para 15 mil pessoas, os funcionários que estavam organizando a entrada dos convidados tiveram uma dificuldade para realizar os processos de fiscalização como averiguar as bolsas e passar o detector de metais. A demora fez com que uma longa fila fosse formada antes do evento, o que acarretou em um atraso de mais de uma hora no jogo dos ex-funcionários da Arena Pernambuco.
Inicialmente projetada para ficar pronta em dezembro de 2013, a Arena Pernambuco teve suas obras aceleradas para que o Estado pudesse sediar a Copa das Confederações. Para entregar o projeto na data solicitada pela Fifa, a construtora utilizou “exército” de aproximadamente 5 mil funcionários, que se revezaram em três turnos.
Com capacidade para 46 mil pessoas, a Arena Pernambucano conta com um estacionamento para 4.700 carros. Para dar comodidade aos frequentadores, o local ainda conta com 41 quiosques de alimentação e dois restaurantes.
Naming right definido

Nesta segunda-feira, os responsáveis pela obra da Arena Pernammbuco também divulgaram um acordo com o Grupo Petrópolis e o novo estádio passará a se chamar Itaipava Arena Pernambuco. O local é a segunda arena a assinar um contrato de naming right com a marca – a primeira foi a Itaipava Arena Fonte Nova, na Bahia.
No total, o Grupo Petrópolis investirá R$ 10 milhões por ano, por 10 anos – mesmo valor negociado com o estádio baiano.

- Reconhecemos a importância de Pernambuco e sua vocação para eventos de grande porte e seu potencial turístico. Colocar uma estrutura a serviço de grandes eventos culturais vai favorecer ainda mais o desenvolvimento da região e sua inserção na agenda dos grandes acontecimentos mundiais e impulsionar o turismo - afirmou Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis.

0 comentários:

Postar um comentário